Ground Zeroes começa onde Metal Gear Solid: Peace Walker, de 2010, termina. A missão é resgatar Paz Ortega Andrade e Chico Valenciano, dois personagens do episódio anterior, em uma base estadunidense em Cuba. E é exatamente isso que Big Boss (ou Naked Snake, para os íntimos) faz, sem desvios no caminho.
Em missões de infiltração, é normal que os objetivos mudem de acordo com circunstâncias inesperadas. Mas isso não é cogitado em Ground Zeroes. Seus objetivos são ir até um prisioneiro, levá-lo embora, ir até outro e fazer o mesmo, e depois chamar um helicóptero para sair do local. A linearidade surpreende negativamente em uma série tão cheia de reviravoltas como a de Hideo Kojima.
Justiça seja feita, a Omega Base é um cenário interessante, diferente do costumeiro na franquia. Em vez de corredores elaborados, o local é uma espécie de mundo aberto cheio de segredos. Prisioneiros cujo resgate é opcional, distintivos da XOF espalhados cuidadosamente pelos cantos, tudo pede para ser explorado.
Novidades infiltradas
Kojima afirmou que Ground Zeroes seria uma espécie de introdução às novas mecânicas de The Phantom Pain e ao uso da Fox Engine. Realmente, houve mudanças significativas na jogabilidade. O radar, elemento frequente da série, não fica mais na tela, mas foi substituído por um binóculo com sensor de calor. Se o jogador focalizar um soldado, seus movimentos passam a ser detectados. Assim, é possível ver se alguém se aproxima.
Os guardas identificados pelo binóculo são marcados no mapa do iDroid (dispositivo bem avançado para a época, levando em conta que o game se passa em 1975) que detalha a planta da Omega Base. Ele pode ser consultado a qualquer momento, mas abri-lo não pausa a jogatina. É preciso estar bem escondido para não ser surpreendido por um soldado no meio de uma consulta ao mapa.
Fãs mais antigos da série podem se irritar com o uso do binóculo, já que ele não permite planejar meticulosamente a infiltração. Para usar o acessório de maneira mais eficaz, é preciso estar em um ponto alto, com boa visão. Mas nada impede que um inimigo esteja atrás de uma parede e não seja detectado. Isso exige muito mais cautela nos movimentos e atenção ao ambiente - e vai aumentar as chances de Snake ser avistado.
Outra mudança é o modo reflexo, que consiste em alguns segundos em câmera lenta assim que um guarda vê o protagonista. Assim, é possível atirar antes que ele avise os companheiros. Isso evita cenas maiores de combate - como o foco do jogo é a furtividade, os momentos com armas de fogo não têm tanta graça, além de a pontuação final ser reduzida conforme o número de inimigos mortos.
A inteligência artificial tem altos e baixos no game. Em alguns momentos, surpreende o realismo com que os soldados foram dispostos. Eles param para tossir, conversar com os companheiros e até olham atrás dos ombros de vez em quando. Avisam a central de comando pelo rádio sempre que percebem algo errado. Caso a central perceba que esse guarda parou de responder as mensagens, manda alguém para averiguar o que houve. A preocupação atingiu até coisas mínimas. Se o jogador quebra uma câmera de vigilância, os guardas recebem o pedido de checar por que o sinal foi cortado, por exemplo.
Se esse pensamento em rede é interessante, nos momentos de ação os guardas não têm nada de especial. Quando Big Boss é visto, eles correm de um lado para o outro sem objetivo aparente, ou passam por encruzilhadas sem olhar para as adjacências. Fica ainda mais fácil enganá-los quando não há sinal de alerta. Ainda mais depois de The Last of Us, é fácil perceber a falta de realismo quando um guarda não ouve absolutamente nenhum dos grunhidos dos prisioneiros que o protagonista carrega.
Mundo aberto, mas limitado
Com o aumento da área de jogabilidade, as possibilidades se multiplicam. Para entrar em uma área restrita, o jogador pode se esconder no bagageiro de um caminhão. Mas também pode rastejar por canos de drenagem, descobertos após uma conversa com um prisioneiro. As torres de vigia ao redor da base são um problema. Porém, é possível escalá-las e eliminar o guarda silenciosamente ou, simplesmente, explodir o local com um pouco de C4.
Um dos aspectos mais divertidos de Ground Zeroes é a gama de brincadeiras que a Omega Base oferece aos mais fanfarrões. Snake pode roubar um veículo e dirigir pela base despercebido - desde que respeite um certo limite de velocidade. O jogador que estiver entediado, no entanto, pode brincar de atropelar guardas com ele. E o game não se leva a sério neste aspecto, o que é ótimo: ele registra seus recordes, como o maior tempo dirigindo empinado em duas rodas, ou a maior distância que um inimigo voou após uma explosão.
Entretanto, por mais que o cenário proporcione diversão, ela não é eterna; nem ao menos longa. As missões paralelas oferecidas pelo game voltam à Omega Base e proporcionam outras abordagens: eliminar agentes, invadir o local com um helicóptero, entre outras. Mas depois de certo ponto o cenário fica desgastado e suas possibilidades, menos atrativas.
É um pouco similar ao que Bilbo diz em A Sociedade do Anel: "Eu me sinto fino. Esticado como... manteiga espalhada por um pedaço muito grande de pão." Para fazer o game durar ao máximo, o jogador assume o risco de começar a detestar o cenário que, antes, parecia tão incrível. Ground Zeroes deve ser encarado como o que realmente é: uma demo de luxo, um aperitivo de The Phantom Pain. Como jogo, deixa a desejar. Se fosse lançado alguns meses antes do prato principal - e de graça - cumpriria perfeitamente o papel de abrir o apetite do público.
Requisitos de Sistema
Requisitos mínimos
Sistema Operacional: Windows Vista (64-Bits apenas)
Processador: Core i5-4460 (3.20GHz)
Memória RAM: 4GB
Placa de vídeo: GeForce GTX 650, suporte a DirectX 11
Placa de som: Compatível com DirectX
DirectX: 11
Espaço livre em disco: 4GB
Requisitos recomendados
Sistema Operacional: Windows 7 ou Win 8 (64 bits apenas)
Processador: Core i7-4790 (3.60GHz)
Memória RAM: 8GB
Placa de vídeo: GeForce GTX 760, suporte a DirectX 11
Placa de som: Compatível com DirectX
DirectX: 11
Espaço livre em disco: 4GB
1 - Montar ISO com daemon tools e instalar o jogo;
2 - Copiar todos os arquivos da pasta Codex para a pasta do jogo;
3 - Jogar.
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